A importância do autoconhecimento em uma transição de carreira.
O autoconhecimento é essencial quando desejamos realizar uma transição de carreira com maior assertividade e clareza. Se você pensa em mudar de área, mas não sabe por onde começar, entenda como fazer uma transição de carreira eficiente.
CARREIRAAUTOCONHECIMENTO
Rafael Buecker
2/7/20252 min read


A transição de carreira é um processo que exige planejamento e estratégia, mas antes de qualquer passo, é fundamental olhar para dentro e investir em autoconhecimento. Afinal, como mudar de profissão sem entender o que realmente faz sentido para você? Sem entender a fundo os reais motivos, que nos levam a desejar uma mudança de carreira. Muitos vezes apenas um ano sabático ou mudança de empresa resolvem o nosso problema.
O autoconhecimento permite que você identifique suas habilidades, seus pontos fortes, seus valores, e interesses pessoais. Neste momento podemos olhar para os ativos da nossa história, para tudo que construímos profissionalmente, até mesmo para atividades voluntárias que realizamos e hobbies que temos, pois estes podem nos ajudar em muito em nosso processo de autoconhecimento.
“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta” (Carl Jung)
Muitas vezes, a insatisfação na carreira não está ligada apenas ao trabalho em si, mas a falta de alinhamento entre o que você faz e o que realmente deseja. Muitas vezes a insatisfação está ligada ao seu gestor e colegas de trabalho, a cultura da empresa na qual trabalha, a baixa remuneração e benefícios, ou simplesmente a busca por maior qualidade de vida e realização pessoal.
Abaixo apresento algumas formas práticas de investir em autoconhecimento.
Reflexão sobre sua trajetória profissional:
· O que gosta e o que não gosta no seu trabalho atual? O que te deixa infeliz?
· O que, especificamente, está acontecendo agora na sua vida profissional que você deseja mudar?
Aqui, é muito importante a reflexão sobre suas atividades, rotina, remuneração, clima de trabalho, entre outros aspectos que são importantes para nossa relação profissional.
Testes vocacionais e de perfil comportamental:
· Ajudam a entender suas aptidões, habilidades e interesses profissionais.
· Ajudam a conhecer melhor a nossa personalidade e perfil comportamental;
Feedback de colegas e mentores:
Outras pessoas podem enxergar suas forças e pontos de melhoria com mais clareza do que você. Muitas vezes temos um sabotador interno que nos atrapalha a enxergar nosso potencial. Valorize as pessoas que são próximas a você, pois elas poderão contribuir muito para o seu autoconhecimento.
Terapia e orientação de carreira:
Profissionais especializados podem te guiar nesse processo, como psicólogos e orientadores de carreira. A ajuda profissional pode auxiliar a encurtar muito o nosso caminho, nos ajudando a enxergar nossos medos, nossos potenciais, a trilhar um caminho de autoconhecimento e planejamento, trazendo mais segurança e clareza para nossa transição de carreira.
Investir tempo nesse primeiro passo tornará toda a jornada de transição mais clara e assertiva. E falando em assertividade, o próximo passo essencial é pesquisar sobre a nova carreira.
Já temos um artigo em nosso site que fala com maior profundidade deste tema tão importante. Continue lendo para entender como fazer isso da melhor forma!