Dicas para explorar novas possibilidades de carreira
Quando o assunto é seguir nossas paixões profissionais, nunca é tarde para mudar profissionalmente. Para mudar a rota e a direção que estamos dando a nossa carreira e vida pessoal.
CARREIRAAUTOCONHECIMENTO
Rafael Buecker
12/27/20242 min read


Quando o assunto é seguir nossas paixões profissionais, nunca é tarde para mudar profissionalmente. Para mudar a rota e a direção que estamos dando a nossa carreira e vida pessoal.
Você precisa seguir a sua paixão. Precisa descobrir o que você adora, quem você realmente é. E precisa ter a coragem de seguir essa paixão. Acredito que a única coragem que alguém precisa na vida é a coragem de seguir os próprios sonhos.” (Oprah Winfrey)
A Orientação de Carreira nos ensina que fazer experimentos e agir para ver aonde essa ação leva, é trazer à tona a pergunta mais básica: E se? Aprendemos que explorar possibilidades de carreira paralelamente a um emprego, pode ser uma ótima forma de testar possibilidades de carreira. Para não ficarmos paralisados sem sair do estágio de ficar apenas sonhando acordados com uma mudança de carreira que nunca chega.
Mas como exploro novas possibilidades de carreira Rafael? Apresento abaixo algumas formas:
1) Projetos paralelos: tocar projetos além do que você faz profissionalmente, buscando conhecer novas áreas, novas funções, fazendo novas conexões, e se abrindo a novas experiências, mesmo que sejam de forma voluntária.
2) Tarefas temporárias: caso seu trabalho não te dê flexibilidade para tocar projetos paralelos, um caminho seria buscar tarefas que te permitam desenvolver novas habilidades e competências.
3) Cursos e capacitações: realizar cursos, treinamentos, e participar de eventos em áreas que gostamos, são uma boa forma de explorar possibilidades de carreira, e principalmente, ampliar sua rede de contatos.
4) Networking: todas as reinvenções requerem apoio social, e através dele, podemos explorar novas carreiras e oportunidades que nem sequer havíamos pensado. É praticamente impossível fazer a mudança de carreira sem alterar nossos círculos sociais e profissionais.
A dica final que eu deixo aqui, é que quando pensamos em uma transição de carreira, saltar sem uma rede de proteção é tolice. É melhor começar testando um possível novo papel em menor escala - em nosso tempo livre, como voluntário, ou em um projeto de final de semana. Afinal, nem todos podem tirar um período sabático para explorar novas carreiras.
Por fim, NUNCA devemos deixar de seguir nossos sonhos e paixões profissionais. Caso você não consiga refletir sozinho sobre uma possível mudança profissional, talvez um Orientador de Carreira possa te auxiliar neste processo de transição de carreira.
Até o próximo artigo!
---
Descubra como a Orientação de Carreira pode ajudar você em sua carreira.